Importação e exportação de hospedagens

O Hotelar possibilita importar e exportar reservas para outros sites, como Booking, Airbnb e tantos outros que utilizem o formato iCalendar.

Esta funcionalidade é muito útil para quem divulga suas acomodações em um ou mais sites de reservas.

É possível fazer com que esses sites saibam das reservas criadas no Hotelar, evitando o overbooking. Por outro lado, o Hotelar importa essas reservas de um ou mais sites, centralizando tudo e tornando mais fácil  gerenciamento.

Obs: Esta funcionalidade requer um plano premium.

Primeiramente é necessário habilitar essa funcionalidade na página de configurações.

Ativar sincronização de hospedagens.

Depois basta ir na página de sincronização de hospedagens para adicionar as importações. Se ainda não há provedores (Booking, Airbnb, etc.) cadastrados, será indicado para fazer isso primeiro. Veja aqui como funciona o cadastro de provedores.

Adicionar sincronização de hospedagem.

Cada acomodação/quarto se relaciona com um provedor, gerando um registro. Ou seja, uma acomodação que será divulgada em dois sites, terá que ter 2 registros de importação. A importação é executada a cada 30 minutos automaticamente ou pode ser acionada manualmente.

Listagem de sincronizações de hospedagens por acomodação.

O diferencial do Hotelar é que cada registro de importação irá conter um link de exportação personalizado, que irá ignorar as reservas daquele mesmo provedor mas irá considerar de todos os outros. Assim basta copiar o link de exportação da acomodação de cada provedor no seu site e este site saberá das existência de todas as reservas. Por exemplo, o Booking saberá as reservas do Airbnb e vice-versa somente com o link de exportação de cada um obtido no Hotelar.

Toda reserva importada gera uma notificação informando qual a origem da mesma. Um e-mail também é enviado, informando o ocorrido.

Notificação de reserva importada.

Uma vez que uma reserva foi importada ela é tratada como uma hospedagem normal dentro do Hotelar, podendo adicionar o hóspede, acompanhantes, itens de consumo, imprimir a ficha do hóspede e todas as demais funcionalidades práticas do sistema.