O que é overbooking?

Overbooking é um termo em inglês que quer dizer excesso de reservas e quer dizer que há um conflito entre as datas de duas ou mais reservas.

Por exemplo, quando se faz duas reservas para uma mesma acomodação em uma mesma data. Assim sendo uma das reservas terá que ser alterada/cancelada.

É uma situação que se não contornada imediatamente após sua identificação, gera dores de cabeça para hóspedes e estabelecimentos.

O Hotelar por padrão já previne o overbooking e só é possível criar novas reservas para acomodações que estejam livres na data selecionada.

Entretanto, caso se utilize a opção de importar reservas de outros sites (ex: Booking, Airbnb, etc.) é possível que essa situação possa acontecer.

Veja um exemplo de uma reserva importada e que ocasionou um conflito. No calendário, as hospedagens conflitantes são destacadas na cor vermelha.

Conflito de hospedagens (overbooking).

Nesse caso o sistema o sistema automaticamente já exibe um alerta de conflito de hospedagens informando quais as hospedagens conflitantes.

Alerta de conflito de hospedagens.

Além disso um e-mail será disparado para reforçar esse alerta.

Quando entrar na página de visualização de uma desses hospedagens conflitantes, também terá um aviso.

Página de visualização de uma hospedagem em conflito.

Para resolver o conflito é muito simples, basta alterar as datas de uma das hospedagens em conflito ou cancelar uma delas. A alteração das datas pode ser feita na própria página de visualização da hospedagem ou no calendário (maior visibilidade).

Na página de calendário basta arrastar a hospedagem desejada, resolvendo assim o conflito (overbooking).

Conflito de hospedagem resolvido.

Pronto! Assim os alertas são descartados e se evita uma situação que geralmente é bem desgastante rapidamente.

Hotelar propõe simplicidade em todos os fluxos de gerenciamento de hospedagens para hoteis, pousadas, hostels, guest houses e afins.